Azulejista

Diagrama: Fotografia

“Diagrama fotografia” e pode ser “lido” ou performtizaado coletivamente em ações que chamo de “Ação/diagrama” (fotos abaixo). Realizei também acolagem de alguns pelas ruas, como esses na Lapa, no Rio de Janeiro, com a intenção de que fossem rabiscados. O tamanho original do diagrama impresso é A3, nas ruas ampliei para tamanho A2.

O Diagrama apresenta parte de uma pesquisa realizada por cerca de 7 meses no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Ele foi parte da minha pesquisa no projeto organizado por mim Arquivos do Presente [link], em que o Arquivo Dona Orosina Vieira e o Museu da Maré eram nossos sítios de ação e investigação. Entrevistei quatro fotógrafos e uma artista que trabalha com fotografia. Como a quantidade de informação coletada e produzida foi imensa, o diagrama foi produzido como forma de difundir a pesquisa e colocar em movimento entradas para essa pesquisa sobre o que concerne a produção política de imagens no âmbito de uma favela, e as forças em ação mais ou menos institucionais nesse espaço. Portanto, assumindo uma complexidade, imprimi sobre a mesma superfície de papel títulos de matéria de jornal, ferramentas de concatenação do Arquivo de emergência [link] e conceitos, palavras e nomes de pessoas que foram entrevistados e falados nas conversas e entrevistas. A realização de Ação/diagrama é de alguma maneira uma continuidade dessas conversas, que são atualizadas por cada agente/participador, atualizadas em termos de sua própria experiência ou relação com aquele tema, modo de vida, luta política, e sensibilidades que são mobilizadas por tudo isso.

A imagem mostra umzoom no Diagrama (na parde onde se lê mais de perto os títulos das matérias de jornal pesquisadas nos arquivos pessoais e públicos)

Na Riachuelo (fica ao lado dos cartazes de show. na primeira vez foi arrancado pela metade, e estou insistindo em colocar no mesmo lugar…)

Ação/diagrama realizada na UFRJ, Escola de Comunicação, num seminário sobre digitalização de arquivos

Participante de “Ação/diagrama” escreve a partir do primeiro diagrama – as conexões entre palavras, rabiscos, imagens,

representações vai gerando uma conversa entre os participantes

Explicando como funciona, ou como pode funcionar: cada um toma um diagrama nas mãos e se dirige ao papel na parede,

realizando anotações e conexões nas anotações dos demais …

Um projetor de video projeta partes do diagrama enquanto escrevemos nesse novo papel que vai se tornando um novo possível diagrama)

O novo desenho/diagrama teve tamanho final de 3 x 4 m

Diagrama na Lapa, Rio de Janeiro (abaixo)

Outro ponto de negociação por espaço …

cantinho improvisado para anúncios e feira de camelôs, na Lapa.

DIAGRAMA: FOTOGRAFIA, 2009

Ação: entrevistar. pesquisar. ler. procurar. fazer circular informação.

Execução: papel A3,  1 x 0 cores, tiragem 1500. para a rua foram produzidas cópias A2.

Descrição: O diagrama apresenta parte de uma pesquisa realizada por cerca de 7 meses na Maré, como parte do projeto Arquivos do Presente [link]. Foram entrevistados quatro fotógrafos e uma artista que trabalha com fotografia. Os fotógrafos fizeram curso de formação no CEASM e no Observatório de Favelas. Davi Marcos, Francisco Valdean, Naldinho Lourenço e Ratão. Aude Chevalier, também entrevistada, é francesa.

Exposição: O diagrama está sendo distribuido gratuitamente e colado em escolas e universidades (tamanho A3). Nas ruas do Rio de Janeiro é colado em tamanho A2 . É sugerido que as pessoas desenhem sobre o diagrama.

Data: Diagrama produzido entre maio/outubro de 2009.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: