Azulejista

Manifestação dos Professores

MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES, 2010

Cidade de São Paulo, vista do alto do edifício Copan

 

Ação: Como registrar uma manifestação? Quantas imagens de manifestações semelhantes já vimos? O que significa uma massa de corpos revoltosos ocupando o espaço público? De que forma os manifestantes são observados de perto pelos aparatos de controle do Estado? Pensando nessas perguntas, caminhei em sentido contrário à manifestação, registrando os céus e captando o som de um dos líderes sociais que gritava contra os homens de poder no Estado de São Paulo.

Sinopse: 19 de março de 2010: 70.000 manifestantes saem às ruas de São Paulo. É greve dos professores. Num percurso de mais de três horas entre o vão livre do MASP (na Av. Paulista) e a Praça da República, estudantes, professores e demais manifestantes em apoio à greve fecham as ruas e transformam a cidade condicionada ao ritmo frenético em um território de livre expressão. As palavras de protesto, ora amplificadas pelo carro-de-som ora acompanhadas dos batuques insistentes, são vozes controladas de longe e de perto pela polícia do estado.

Realização: o filme foi realizado quando eu estava em residência no Edifício Copan, como parte do programa de residências para artistas, curadores e pesquisadores organizado por Capacete e 29a. Bienal de Arte de São Paulo.

7 min, digital camera, 2010

veja no youtube [link]

 

[english version]

TEACHERS ON STRIKE
by Cristina Ribas, 2010 (São Paulo/Rio de Janeiro, Brasil (7mins)

19th March 2010: 70,000 protesters in the streets of the city of São Paulo. It’s the teachers strike. For more than 3 hours, following down the big avenue Paulista, from MASP to Praça da República (where the state govern sets), teachers, students and several militants scream against the education policies that are reducing the rights to labour for the teachers over and over again. The demonstators transform the noisy city into a place for appearance and free expression but always, of course, closely observed by the state police.

Exibição/exhibition: Full Unemployment Cinema, Colourama, Londres, UK, march 2011

watch it on youtube [link]

Manifestação dos professores, fotografia (não é still do video)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: